Savage Garden: A análise da canção Crash and Burn

Só quando você está no limite é que pode descobrir a extensão de suas habilidades. Essa frase da escritora americana Eleanor Roosevelt pode parecer clichê, mas ganha uma nova dimensão encaixada na temática da canção Crash and Burn, lançada em 2000 pela banda australiana Savage Garden. Além de ser um hit na época, a música tem uma mensagem afetiva e um instrumental que conquistaram fãs ao redor do mundo.

A letra da música (que pode ser ouvida na íntegra abaixo) traz uma história sobre superação de um relacionamento fracassado. O refrão Não diga que o amor não vale a pena tentar, acompanhado de guitarras e de um synth pop característico dos anos 2000, é uma amostra da mensagem positiva que a banda quer passar. Mas há mais elementos a serem destrinchados.

Primeiramente, é interessante notar como a música utiliza-se de metáforas que se relacionam ao amor e a um acidente de carro. No primeiro verso, o cantor Darren Hayes canta sofrer um acidente, enquanto em outro momento ele classifica o relacionamento como uma perda total. A comparação não é feita de modo gratuito: assim como em um acidente, o fim do amor pode ser algo inesperado e doloroso, mas também pode representar um momento de aprendizado e crescimento.

Por falar em crescimento, está na mensagem positiva da música outro elemento que foi crucial para conquistar o público. Em um mundo onde músicas que retratam a tristeza e o desespero em relacionamentos são frequentes, a força emocional de Crash and Burn é buscar a superação e a transformação pessoal. O verso seus sonhos maiores que o seu medo traduz uma empolgação sobre a capacidade de ir além das próprias limitações.

Além disso, as referências musicais são diversos. O final da música, por exemplo, utiliza um sample de I Want You (She's So Heavy), dos Beatles, que serve para acentuar a atmosfera grandiosa e emocional que a banda quer passar. Nos versos mais melancólicos, a guitarra acústica de Daniel Jones cria um clima intimista e reflexivo.

Porém, não é só de elogios que se sustenta uma crítica sobre a música. Mesmo em uma mensagem positiva como essa existe a possibilidade de cair em uma mensagem vazia e genérica. Em certa medida, é possível argumentar que Crash and Burn padece desse problema. Ainda que a letra traga elementos emocionais inteligentes, canções com a mesma mensagem de superação já foram ditas algumas vezes no passado.

Apesar disso, a canção ainda é capaz de emocionar por conta da sua performance emocional. A banda transmite uma mensagem positiva com tanto fervor que é quase impossível não se sentir elevado ao ouvi-la. E conclusão, Crash and Burn é uma música que pode ser vista como genérica, mas também representa um pedaço importante da música pop dos anos 2000. Seja pela sua mensagem de superação ou pela sua marca no tempo, é difícil esquecê-la.

Link da música: https://www.youtube.com/watch?v=EN-7wfyF3BU